Condimentos – utilidades e benefícios

Hoje trago pra vocês benefícios e utilidades de alguns condimentos. Cozinhar com estes condimentos é muito saudável e é recomendado o seu uso em troca de condimentos menos saudáveis, como o sal, por exemplo.

Louro

folha de louro– Rica em Vitaminas A, B, C, D, além de minerais como o ferro, o cálcio, o magnésio e o potássio, ele auxilia na digestão, no combate ao câncer, a diabete, no cuidado com a pele, propriedades anti-inflamatórias, no tratamento de gripes, na regulação do sistema cardiovascular e regula o ciclo e o fluxo menstrual e alivia as cólicas.

 

– Encontrado na forma desidratada ou em folhas verdes. Também usado em pó em pratos onde não se deseja a presença de suas folhas. Com gosto forte, ele é ótimo para temperar sopas, cozidos e marinadas, além de caldos e molhos, sendo que combina também com feijão, lentilha, leguminosas, carnes, pescados e batatas.

 

– Deve ser retirado antes do prato ser servido. No preparo as folhas de louro devem ser partidas para que liberem melhor os compostos aromáticos.

 

Chá: Para o chá a dica é preparar 1 litro de água fervente com 4 folhas de louro, tampe e deixer descansar por 10 minutos. Beba o chá durante o dia.

 

Contraindicações

É contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

 

Noz-moscada

noz moscada

– Fruta aromática encontrada em regiões da América e da Ásia. Tem forma ovalada, do tamanho de uma amêndoa, textura rugosa e coloração marrom.

 

– Rica em vitaminas, fibras e minerais, a noz moscada é excelente para alívio de dores, tratamento da asma, do mau hálito, e cuidados com a pele.

 

– Além, de agir como anti-inflamatório, na melhora da insônia, e no bom funcionamento do sistema respiratório, além de ser adstringente, estimulante e auxiliar em caso de flatulências. Isto é, você cuida de seu paladar e da sua saúde.

 

– Sutil e aromático, seu sabor faz lembrar uma mistura de pimenta do reino com canela e torna pratos culinários como sopas, espinafre, massas, guisado, caldos, molhos inigualáveis.

 

– Mas, engana-se quem pensa que ela deve ser utilizada apenas em receitas salgadas! Ao utilizá-la em tortas, bolos, pudins, cremes de ovos, doces e até mesmo bebidas como milkshakes, cappuccinos, e vinhos você trará a sua cozinha uma verdadeira revolução – e não faltarão elogios!

 

– Chá: Coloque um litro de água em uma panela e leve-a ao fogo.
Quando a água estiver fervendo desligue o fogo e acrescente meia colher de café de noz-moscada ralada, ou ¼ de uma noz-moscada.
Tampe a panela e deixe a mistura abafada por cerca de 10 minutos. Passe por uma peneira bem fina.
*Aconselha-se o consumo de apenas uma xícara de chá de noz-moscada por dia.

 

Contraindicações

A noz moscada é considerada abortiva, portanto não deve ser consumida por gestantes. Além disso, o consumo de mais de 5g de seu tempero pode ocasionar efeito alucinógeno no consumidor, e provocar descontrole motor, por isso deve ser consumido com moderação.

Cominho

Condimentos - utilidades e benefícios

– O Cominho é uma planta medicinal, também chamada de alcaravia, muito utilizada como condimento em culinária ou como remédio caseiro para flatulência e problemas digestivos. Semente amarela amarronzada, de sabor amargo e forte.

– É vendido inteiro ou em pó. Inteiro, deve ser frito ou tostado para realçar o sabor e diminuir o amargor. Quando tostados fazem um “creque”que indicam que estão prontos.

 

– Seu sabor ligeiramente picante dá um toque especial ao arroz. É muito usado em conservas.

 

– Combina muito bem com carnes vermelhas e verduras ensopadas e ainda com feijão, lentilhas, queijos, frango, carneiro, peixe,linguiça, entre outros. O chá das folhas concentra suas propriedades medicinais.

– É muito usado na culinária árabe, portuguesa, espanhola, mexicana e brasileira.

 

– Chá: 2 g de sementes de cominho
1 xícara (chá) de água fervente

Antes de ferver a água, esmague as semente de cominho até que estejam bem quebradas e trituradas. Depois leve a água ao fogo e desligue quando começarem a se formar as primeiras bolhinhas. Acrescente as sementes de cominho esmagadas, tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Beba 1 xícara do chá 30 minutos antes das refeições principais para melhorar a digestão ou em pequenas porções ao longo do dia para outros benefícios.

Para melhorar o sabor coloque uma pitada de sal e suco de meio limao.

 

Contraindicações

Existem relatos de que o chá seja abortivo. Por isso o ideal é sempre antes de qualquer tratamento procurar um médico especialista.

 

Cravo

cravo da india

– O cravo-da-índia é uma planta medicinal, também conhecido como cravo, girofleiro ou craveiro-da-índia, muito utilizado devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes, analgésicas, contribui para o bom funcionamento da tireoide, excelente antioxidante, acelera o metabolismo, auxilia no emagrecimento, controle do colesterol, dores de cabeça e cólicas.

– Ele tem sabor e aroma muito fortes por isso deve ser usados dosadamente para não ocultar o sabor de outros temperos e ingredientes.
 
– No Brasil é mais associados aos doces de banana, abóbora, à base de coco, canjica, caldas de frutas, no quentão e vinho quente. Quase não é usado em comidas salgadas;
– No mundo todo é adicionado a conservas e picles.
– Os franceses o espetam em uma cebola com uma folha de louro para dar sabor a caldos.
É muito usado em presuntos e carne de porco.
Combina com carne decaça como veado e javali.
No oriente médio e na Índia aromatiza pratos com carne.
Combina com legumes como a batata doce, beterraba, cenoura e abóbora e é usado também para temperar pratos com arroz.
Na holanda aromatiza queijos.
É um dos principais ingredientes do molho inglês.
 
– Chá: Colocar a água para ferver e, ao levantar fervura, desligar o fogo e adicionar os cravos. Para cada xícara de água, usar 1 colher de café de cravo. É só coar e tomar de 3 xícaras por dia.
 
Contraindicações
O cravo-da-índia está contraindicado na amamentação, em crianças com menos de seis anos de idade ou em doentes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Na gravidez, o uso de cravo-da-índia só deve ser feito sob indicação médica.

 

Páprica

paprica

– Páprica são pimentões vermelhos e/ou pimentas secos e moídos. Simples assim, mas com muitas variações não só na cor, mas também no sabor, aroma e textura.

 

– Você sabia que a páprica pode ser uma ótima fonte de energia? Exatamente! Por ser uma importante fonte de vitamina B6, ela faz com que outras 100 enzimas consigam desempenhar suas funções perfeitamente, o que consequentemente acarreta em inúmeras reações bioquímicas no organismo, gerando energia, e produzindo neurotransmissores e hemoglobina enquanto fornecem glicose. Ou seja, você se delicia e ainda aumenta sua energia para realizar de forma saudável as atividades do seu dia a dia.

 

– Rica em vitaminas e carotenoides, ela atua como anti-inflamatório, na redução da pressão arterial, traz benefícios cardiovasculares e digestivos.

 

– Além disso, melhora a anemia, a insônia, auxilia na boa circulação sanguínea, e fortalece o sistema imunológico de quem a consome.

 

– Ela é uma ótima combinação na hora de fazer peixes, frutos do mar, legumes, purês e arroz, e de forma simples e singular revolucionará sua cozinha de forma rápida e saudável.

 

– Seca e moída é um condimento aromático ideal para caldos, sopas, molhos, frango assado ou ensopado. Muito usado para dar coloração ao arroz.

 

Curry

curry

– O curry é um condimento indiano preparado a partir da mistura de diversas especiarias: açafrão-da-índia, canela, cardamomo, coentro, cominho, cravo, gengibre, noz-moscada e pimenta. No entanto, além desses ingredientes básicos, outros podem ser incluídos ao gosto do cliente. Entre eles o alecrim, o cominho e a pimenta caiena.

 

– Além dos pratos típicos indianos, o curry é muito utilizado em molhos, no preparo de legumes, carne vermelha, frango, caldos, cremes, sopas e ensopados. Um condimento que vai muito bem com pratos quentes e salgados em geral.

 

– O curry em pó combina com queijos e ovos e fica ótimo com tofu. Ele dá um toque especial a comidas vegetarianas.

 

Orégano

image

– Rico em vitaminas, fibras e minerais, o orégano ajuda na prevenção da gripe, da osteoporose, a desintoxicar o corpo, reduz as cólicas menstruais, e regula o sistema digestivo.

 

– Além disso, ele estimula o sistema imunológico, contém efeito antioxidante, ação antibacteriana, é regulador do sistema cardiovascular e ajuda na redução do peso.

 

– Essa erva pode ser usada na forma de chá ou para temperar alimentos, combinando muito bem com ovos, saladas, massas, molhos, vegetais assados, sopas, pizzas, peixes e as carnes de carneiro e de frango.

 

– Combina muito bem com tomates, sejam eles ao natural, em molhos ou assados. Tem muita afinidade com berinjelas, azeitonas, champignons e pimentões.

 

– Fica ótima no hambúrguer caseiro e em rocamboles de carne.

 

– Na falta de uma salsinha fresca, a orégano cai muito bem com batatas sauté.

 

– Combina também no queijo quente ppara dar um saborzinho a mais, e também em sanduíches com queijo de minas e ricota.

 

– Pode ser usada para aromatizar óleos e vinagres.

 

– A folha seca tem sabor e aroma mais fortes que a fresca e se conserva bem por até um ano. Para intensificar seu sabor, friccione-as com as mãos.

 

– Chá: Coloque uma colher de sopa de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara;
Esquente uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura;
Despeje a água na xícara contendo o orégano e tome assim que esfriar.
O consumo do chá deve ser feito de duas a três vezes ao dia, sem que se ultrapasse o limite de 12 horas entre um consumo e outro.

 

Contraindicações 

O orégano é um forte remédio aromático. Não se recomenda, portanto, a sua utilização em mulheres grávidas, lactentes e crianças.

 

 

Gostou? Ainda tem muito mais. No próximo artigo você vai ficar sabendo sobre os benefícios de outros temperos, condimentos e ervas que podem mudar totalmente a sua saúde de uma forma sutil e saborosa.

Qual condimento você mais usa? Tem algum que não está descrito? Deixe sua opinião 😉